Google+ Followers

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Semana do Peixe


Essa noticia é muito interessante.
Começa hoje, dia 16/09, a Semana do Peixe em Cuiabá - MT.  Um caminhão estará vendendo pescado a preço mais baixo para incentivar o consumo desse produto. Também haverá distribuição de cartilhas com receitas de pratos e informações sobre o pescado.

A iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura tem como objetivo incentivar o consumo de peixe. A campanha está na 8ª edição e ocorre tradicionalmente no mês de setembro. O consumo é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pois ajuda a formar as proteínas necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do corpo.
É também rico em nutrientes e sais minerais tais como ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo etc, e em vitaminas A, E, D, B2, B3, B12 e ácido fólico, fundamentais para o bom funcionamento o corpo.
Além disso, a gordura do peixe é insaturada, ou seja, não prejudicial à saúde, e possui o complexo ômega-3, ácido graxo de grande importância para as atividades do cérebro e do coração. Além de um poderoso antioxidante, seu consumo auxilia na diminuição dos triglicerídeos e colesterol e favorece a produção do chamado “colesterol bom” (HDL), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e doenças inflamatórias.

No cérebro, o ômega-3 aumenta a atividade dos sinais nervosos que ajuda na memória, concentração, humor, habilidade motora, velocidade de reação etc. É importante ressaltar que essa substância não é produzida pelo organismo, devendo ser fornecida pela alimentação.

Todos esses elementos fazem do peixe um excelente alimento para uma dieta variada e saudável, principalmente para crianças, mulheres grávidas e em período de amamentação.

Mesmo sabendo dessas propriedades nutritivas, grande parte dos brasileiros ainda não tem como hábito incluir o peixe no cardápio de refeições. Dados da última pesquisa realizada pelo IBGE indicam que cada brasileiro consome, em média, 7Kg de peixe por ano, bem abaixo dos 12kg recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Acredito que a desmotivação do consumo do pescado passa pela questão dos preços em relação à carne e ao frango, porém os benefícios pra saúde fazem com que esse consumo se torne um investimento sem igual pra  a longo prazo.

Peixes de água doce e de água salgada são abundantes no país, o que favorece o consumo de grande variedade de espécies, desde os mais nobres até os mais comuns, sendo uma opção acessível de alimento, independente das condições socioeconômicas da população.

E é por essas e diversas outras razões que a produção sustentável e o consumo consciente de pescados no país devem ser incentivados cada vez mais.

Fonte (Parte dessas  informações foram encontradas no site do QUALI PEIXE piscicultura de qualidade.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário