segunda-feira, 16 de abril de 2012

Com lista de despesas fica tudo bem mais fácil


Olá faz tempo que não venho postar mas continuo atenta às dicas de economia. Quem viu o Globo Repórter na última sexta feira deve ter anotado muitas dicas. Eu fiquei atenta e anotei muitas.

A que mais me chamou atenção foi aquela sobre anotar todos os gastos mensais. Muito importante. Já fiz nossa tabela de entradas e saídas de despesas.

Ela é dividida em entradas (salários e extras), saídas fixas (condomínio, luz, telefone...) e uma lista melhor bem detalhadas com as despesas flutuantes (aquelas que poderão aparecer ou não naquele mês: manutenção do computador, papelaria, lavanderia, livraria..)

Tudo tem que ser anotado, depois somado pra ter-mos no final do mês ideia do que foi gasto. O legal é que tendo visão geral dos gastos ficamos com maior controle sobre deles.

Depois criei uma lista de compras de super mercado. Outra pra feira livre. Somente o essencial com espaço pra um ou outro produto eventual. Com lista, as compras ficam mais focadas, concentradas.

Um especialista deu outras dicas como nunca comprar produtos que estão de fato mais caros. Se eles "encalharem" nas prateleiras o mercado terá que dar um jeito pra baratear esse produto.

Comprar bastante produto não perecível se tiver com preço bom.

Comprar alimentos da estação.

Variar a dieta (carne. frango, peixe, frutos do mar...)

Finalmente uma dica que eu já tinha dado logo nos primeiros posts: ter sempre um cardápio semanal pré organizado. Se você tem o cardápio pronto vai comprar de acordo com a necessidade dele. Até as leguminosas, cebolas, pimentões serão comprados somente de acordo com o que vai se usado na semana, conforme as receitas.


Bjoss mil

Nenhum comentário:

Postar um comentário